A deusa da beleza Deixando trabalhar a sua imaginação sobre o nome, de origem asiática, da deusa, que para eles evocava a palavra aphros (espuma), os Gregos criaram a lenda de Afrodite nascida da espuma das ondas, depois da mutilação de úrano. Zéfiro, o vento fresco que sopra de oeste, avistou-a quando ela saía das ondas, não muito longe da Palestina. (Elateria dado o seu nome hebraico, Yafa, que significa "Beleza", àantiga cidade de Jafa.)
Jamais se tinhavisto uma beleza tão deslumbrante: a sua pele era de uma brancura do leite, os seus cabelos eram de ouro, os seus olhos cintilavam, as suas formas eram verdadeiramente harmoniosas e libertava do seu corpo um perfume de flor. Zéfiro recolheu-a numa concha de madrepérola e conduziu-a à ilha de Chípre. Aí, entregaram-a nas mãos das Horas, as estações benéficas, que a educaram e depois a vestiram com roupagens preciosas, ornando-a com jóias, a fim de conduzi-la junto dos imortais.
Quando ela apareceu no Olimpo, os deuses, extasiados de admiração, proclamaram-na deusa da beleza e do amor. O poder de Afrodite irá manifestar-se em todo o Universo. A sua soberania exercer-se-á sobre o céu e sobre o mar, sobre as plantas e sobre os animais, sobre os homens e sobre os deuses.
As outras deusas, no entanto, viram com algum desagrado à completa submissão, extasiada, dos deuses e dos homens perante Afrodite (se bem que Hera, por exemplo, não tivesse nenhum escrúpulo em pedir à deusa o seu cinto ornado de ouro, dotado de um irresistivel poder, quando queria reconquistar os favores do seu volúvel marido). E, um dia, elas aproveitaram a ocasião para lhe disputar a sua coroa.
Durante o banquete de núpcias de Tétis e de Peleu, para o qual os deuses tinham sido convidados, a Discórdia, Eris, lançou para o meio dos convivas uma maçã, na qual figurava a inscrição: "à mais bela". Hera e Atena opuseram-se, imediatamente, a Afrodite, cada uma delas reivindicando a maçã e o título. Zeus convenceu-as a remeter esta questão à apreciação de um mortal, e foi eleito como juiz o Troiano Páris, filho do rei Príamo.
Hermes conduziu as três deusas junto dele, numa altura em que este vigiava os seus rebanhos no monte Ida, na Frigia. Hera fez valer a sua arrogante beleza e ofereceu a Páris o Império da Ásia; Atena, dotada de uma beleza severa, garantiu a invencibilidade do príncipe troiano; Afrodite, soltando as fivelas que prendiam a sua túnica, desnudou o seu peito e prometeu a Páris o amor da mais bela mulher do mundo.
Sabemos qual foi o julgamento de Páris: Afrodite recebeu a maçã e o Troiano, em recompensa, conseguiria seduzir a bela Helena, esposa do rei de Esparta, Menelau. Este episódio marcou a origem da guerra de Tróia, horrível carnificina na qual Hera e Atena participaram, ao lado dos Gregos, a fim de vingar o seu despeito. Quanto a Afrodite, combateu no campo troiano - salvando, particularmente, Páris no decurso de um combate singular contra Menelau - tendo, entre outros motivos, o facto de Eneias, seu filho, se encontrar entre os guerreiros de Tróia.A deusa do amor Com efeito, a deusa inspiradora do amor não era, por sua vez, invulnerável. Assim, a beleza "digna dos deuses" do Troiano Anquises fascinou-a, a ponto de ela lhe dar um filho. Este, após a queda de Tróia, ficou responsável pela perpetuação da sua raça e da sua pátria, transferindo-as para Itália, no Lácio, onde, mais tarde, os seus descendentes fundariam Roma.
A primeira paixão de Afrodite parece ter sido inspirada pelo jovem Adónis, cuja morte trágica ela chorou amargamente. Mais tarde, seduz Faetonte, filho de Eos, e faz dele o guarda-nocturno do seu santuário. Amou ainda, igualmente, Cíniras, rei de Chipre, conferindo-lhe opulência e longevidade.Mas os caprichos de Afrodite não pouparam sequer o Olimpo. Com efeito, após a sua aparição, todos os deuses se sentiram tomados por uma paixão súbita, mas foi Hefesto, o mais desfavorecido de todos, que a levou ao altar. É evidente que a deusa não perdeu tempo, nem teve dificuldades para encontrar, no mesmo lugar, outros divertimentos e compensações. Assim, seduziu Hermes, que lhe deu um filho, cujo nome simboliza a união dos seus dois nomes: Hermafrodito. Mas a sua grande paixão foi Ares, deus da guerra, de quem teve numerosos filhos, entre os quais figura Eros, o malicioso perturbador do coração dos deuses e dos homens.
Assim, é com profundo conhecimento de causa que Afrodite se dedica a suscitar o desejo amoroso entre os homens e os deuses, levando-os, por vezes, à loucura. É ela que provocará um desvario criminoso no espírito de Helena, induzindo-a a abandonar a sua pátria. É ela que causará uma alucinação transgressora no espírito de Medeia e de Ariana, levando-as a atraiçoar o seu pai. É ela que conduzirá Fedra a uma paixão incestuosa, para já não falar de Pasífae, a quem inspirou uma união monstruosa. Para além de tudo isto, e vingando-se daquilo que ela considerava ser uma homenagem insuficiente à sua personagem, condenou Leda e toda a sua descendência a paixões cruéis e sangrentas.
No entanto, ela é bem benevolente para todos aqueles que a veneram. Concede beleza e sedução ao marinheiro Fauno, a fim de que ele possa conquistar o amor da poetisa Safo, e dá vida à estátua de marfim esculpida por Pigmalião, rei de Chipre.
O cortejo de Afrodite Afrodite, igualmente chamada Cípris (a Cipriota, sendo o seu principal centro de culto Pafos, uma antiga colónia fenícia, situada na ilha de Chipre) ou Citereia (do nome da ilha de Cítera, onde ela gostava de viver: conhece o célebre Embarque para Cítera, terra dos amores), é acompanhada de um cortejo de servidores e de servas que encarnam os prazeres e o encanto do mundo. Entre elas encontram-se as Cárites, que têm uma personalidade e atributos bem definidos: a estas três Graças compete velar pela toilete da deusa e garantir a sedução e a alegria à sua volta.
Afrodite foi, sucessivamente, representada envolta em finos véus, seminua e integralmente nua (a partir de Escopas e de Praxíteles, séc. iv a. C.). Os artistas (como Botticelli, Ticiano, Velásquez, Rubens, etc.) apresentam-na, geralmente, envolvida nas suas flores preferidas, a rosa e a murta, e acompanhada dos seus animais favoritos, as pombas, que ela atrelava ao seu ágil carro.
Fonte: Dicionário de Mitologia